Anorexia e bulimia
Os transtornos alimentares são quadros psiquiátricos que afetam principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino, levando a grandes prejuízos biopsicossociais com elevada morbidade e mortalidade. Entre os principais transtornos alimentares estão anorexia e bulimia nervosas, e o transtorno de compulsão alimentar periódico (DOYLE & BRYANT-WAUGH, 2000).
Imagem corporal
A imagem corporal é o conceito que cada um tem do seu corpo. O individuo portador de transtornos alimentares, pensa em extremos com relação a sua aparência ou é muito crítico com a mesma (SAIKALI et al, 2004).
A imagem corporal envolve três componentes: o perceptivo, que se relaciona com a precisão da percepção da própria aparência física envolvendo uma estimativa do tamanho corporal e do peso; o subjetivo, que envolve aspectos como satisfação com a aparência, o nível de preocupação e a ansiedade a ela associada; e o comportamental, que focaliza as situações evitadas pelo indivíduo por experimentar desconforto associado à aparência corporal (SAIKALI et al, 2004).
Anorexia nervosa (AN)
Definição:
A anorexia nervosa é caracterizada por perda de peso intensa devido a dietas rígidas em busca desenfreada pela magreza, ocasionando distorção da imagem corporal e amenorréia (ABREU & CORDÁS, 2004).
Grupo de Risco:
A AN de início precoce parece ser o transtorno alimentar mais comum na infância. A anorexia pode ter início a partir dos 7 anos de idade e preferencialmente em meninas. Existem dois picos de incidência: aos 14 e aos 17 anos em mulheres jovens (Marchi & Cohen,1990).
Causas:
As mais frequentes razões dadas para a recusa alimentar, além do medo de engordar ou do desejo de emagrecer, costumam ser: náuseas, dor abdominal, sensação de plenitude, perda de apetite ou incapacidade para engolir.
Fatores Psicossociais
A influência da "cultura do corpo" e da pressão para a magreza que as mulheres sofrem nas sociedades ocidentais (especialmente as adolescentes)