anorexia nervosa um problema da sociedade contemporânea
Luigi Sturaro Guimarães
Wélica Marques de Souza
Resumo
Este artigo tem por objetivo abordar as problemáticas trazidas pelo Transtorno Alimentar a anorexia nervosa, e de que forma uma terapia comportamental pode auxiliar no processo. A Anorexia Nervosa é tida como uma restrição alimentar que a própria pessoa faz sobre ela mesma, fazendo baixa ingestão de alimentos e caracterizado por uma grande perda de peso. O foco do tratamento é uma minuciosa investigação da funcionalidade do comportamento problema, para que assim, a intervenção mais eficaz possa ser feita.
PALAVRAS CHAVE: anorexia nervosa; terapia comportamental.
ABSTRACT
This paper aims to address the problems brought by the eating disorder anorexia nervosa, and how behavioral therapy can assist in the process. Anorexia Nervosa is taken as a dietary restriction that the person makes about herself, doing low food intake and characterized by a large weight loss. The focus of treatment is a research minunciosa functionality behavior problem, so that the most effective intervention can be made.
KEYWORDS: anorexia nervosa; behavioral therapy. Com o século XXI e a globalização, desencadeou inúmeros problemas emergentes, dentre estes destacaremos a Anorexia nervosa que é caracterizada como um transtorno alimentar que acomete principalmente o sexo feminino, mais comum em adolescentes e adultas jovens, esta patologia tem relação direta com o culto ao próprio corpo, ou seja, influenciado por uma sociedade consumista e capitalista, que possui um padrão seletivo para determinar quem é digno de determinado status. De acordo com o DSM – IV (1997, apud, Silva, 2005), a anorexia nervosa é caracterizada como uma perturbação no comportamento alimentar, com presença de diversas alterações psicológicas associadas, que, frequentemente, necessitam de intervenção psicológica e/ou psiquiátrica. Segundo Ballone (2007), esses transtornos acometem, em sua