Nao tenho
(Causas , consequências ...)
RESUMO
Esse trabalho tem por conteúdo geral o estudo do distúrbio conhecido por Anorexia Nervosa, e uma revisão bibliográfica acerca deste tema, citando portanto as diversas causas, a epidemiologia da doença, os tratamentos mais utilizados para a recuperação, suas subclassificações, as alterações conseqüentes no organismo do paciente e os possíveis distúrbios relacionados.
Ao constatar-se que a Anorexia Nervosa tem sua maior incidência em adolescentes de sexo feminino, o principal foco deste trabalho foi estabelecer a relação entre tal ocorrência e as características culturais da sociedade ocidental na qual a busca pelo corpo perfeito, ícone apresentado como ideal através da mídia, é incessante e não mede esforços nem conseqüências.
Para a realização dessa discussão, utilizou-se o conceito de auto-imagem corporal frequentemente distorcido em casos de Anorexia Nervosa. Esta é uma doença que possui por uma das possíveis causas o alto grau de insatisfação com formas corporais nas pacientes frente aos ideais de beleza impostos pela sociedade contemporânea.
INTRODUÇÃO
Ao longo da história da humanidade, a valorização do corpo e a preocupação com a aparência tornavam-se aspectos freqüentes na população. Porém, na sociedade contemporânea, esse processo antes considerado natural, desenvolveu-se de forma exagerada, podendo ate mesmo caracterizar uma obsessão quanto à imagem corporal. A nomeada “ditadura da beleza”, cresceu e atingiu inúmeras pessoas, fazendo com que estas identificassem como necessidade a obtenção de um corpo perfeito a qualquer custo.
Como conseqüência a tal busca pela perfeição, uma indústria de alta tecnologia empregada a cosméticos, academias, plásticas e remédios ditos “milagrosos” surgiu e hoje utiliza os meios de comunicação como forma de venda de seus produtos, através da utilização de modelos com um grau de perfeição utópico para a população como um todo, deixando a mesma insatisfeita acerca de seu