Anne
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 cONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A Acne é uma síndrome Cutânea exteriorizada clinicamente por fundamentos eruptivos onde podem estar presentes comedões, pálpulas, pústulas, cistos e abcessos.
Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), A acne é uma doença da pele que atinge aproximadamente 80% dos adolescentes, afetando unidades formadas por pelos e glândulas sebáceas: os folículos pilossebáceos.
2 DESENVOLVIMENTO
A acne se trata de uma inflamação crônica, multifatorial, da região pilocebácea, que afeta diversas partes do corpo, principalmente face, sendo classificada como uma doença de pele.
A acne é caracterizada pelo aumento de secreções do sebo, através das glândulas sebáceas, no folículo piloso, acompanhados pelo acúmulo de células da pele que não se descamam normalmente, ficando aderidas, formando um ‘tampão’, obstruindo o poro, impedindo a saída natural do sebo, células mortas e bactérias, pelo orifício. Esse acúmulo de sebo, libera substâncias que irritam a pele, causando inflamações e desenvolvendo bactérias. Ela engloba um conjunto de alterações conhecidas vulgarmente de cravos e espinhas.
A Acne pode ser descrita como uma doença multifatorial, cujas gravidades podem desencadear distúrbios psicológicos secundários (complexo de inferioridade, timidez, depressão, entre outros).
As principais causas da acne são: Excesso de Sebo; Hiperqueratinização Folicular; Processo de Inflamação do Folículo; Disbiose.
Graus da acne:
Grau I - Acne Comedônica
Possui esse nome por ter uma presença predominante de comedões ou cravos. Não Inflamatória, é considerada leve, com pouco ou nenhum sinal inflamatório.
Grau II – Acne Pápulo-Pustulosa
Apresenta comedões, pápulas eritematosas e pústulas. Classifica-se como Inflamatória,