Anjos Do Sol
Logo na primeira cena, visualizamos um trecho do filme que reflete com precisão como muitas destas meninas acabam se tornando mercadorias dos criminosos e de seus clientes que alimentam este mercado tão nocivo à sociedade brasileira.
Vê-se um senhor de terno fazendo longa viagem de uma cidade grande até um pequeno vilarejo próximo ao mar, onde não há estradas, estabelecimentos públicos ou qualquer infraestrutura vísivel. Um local notoriamente precário. Este senhor, então, se aproxima de uma família e começa a conversar com o pai, que já o conhece. O pai, por sua vez, chama duas das meninas e as oferece ao senhor Tadeu (o senhor de terno), que recusa a primeira menina, devido esta se encontrar doente, mas aceita “comprar” a segunda menina apresentada. Esta é justamente Maria, a personagem protagonista do filme, encarnada pela atriz Fernanda Carvalho, que na época tinha apenas 11 anos de idade.
E, assim, sem maiores despedidas, explicações ou palavras de carinho, a menina é levada por este senhor Tadeu em troca de algumas notas. Tem ínicio a penosa história de Maria.
Após deixar sua casa, a menina percorre longo caminho a pé e de barco com o homem até chegarem uma cidade grande. Nesta cidade, Maria e o senhor Tadeu se encontram com um homem que os leva em um caminhão até uma casa na beira de estrada, onde mais 4 meninas se juntam à Maria e são transportadas na boleia do caminhão, entre várias caixas que as escondem das vistas das pessoas. Ademais, as meninas viajam presas em uma espécie de jaula, trancada pelo senhor Tadeu, como se fossem animais sendo transportados.
Depois de horas de viagem as meninas são recebidas em uma grande casa por uma mulher bem trajada, possuidora de mordomos e