Anjos do Sol
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
CURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA E SAÚDE
TRABALHO SOBRE O FILME ANJOS DO SOL
VIVIAN WENDLING KUNTZLER
PROFESSORA ANA BEATRIZ
NOVO HAMBURGO, JUNHO DE 2008.
Mais de 100 mil meninas são vítimas de exploração sexual no Brasil, conforme dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT. O filme Anjos do Sol aborda a cruel realidade que cerca o tema. Conforme relatos da equipe de produção, a exploração sexual de crianças e adolescentes no país ocorre em duas frentes: - nas cidades litorâneas, estando ligado ao turismo sexual realizado por estrangeiros; - e nas cidades do interior das regiões Norte e Nordeste, onde a necessidade desesperada de renda criada pela pobreza leva os pais a venderem suas filhas. O filme expõe algumas das práticas que envolvem a exploração sexual infanto-juvenil, como o leilão de meninas virgens, e os personagens que lucram com esse mercado: aliciadores (que compram as meninas de suas famílias), donos de boates, cafetões, coronéis e políticos. Dentre as tantas histórias tristes que inspiraram o roteiro do filme está a da pequena menina apelidada de R$ 0,50, por ser este o preço que ela cobrava por programa.
Responda:
1. Considerando que o cenário do filme é parte do contexto atual do Brasil em que iremos fazer a psicologia, de que forma podemos pensar nossa intervenção em psicologia e saúde?
Há inúmeras intervenções que a psicologia poderia realizar neste contexto atual do Brasil. Uma das formas que acredito ser possível é investindo no Planejamento Familiar e também trabalhar com as famílias destas jovens, conscientizá-las dos riscos de venderem as filhas para aliciadores, considerando que este é um trabalho difícil levando em conta as enormes dificuldades financeiras enfrentadas por estas famílias. Trabalhar, é claro, com estas meninas com os seus possíveis traumas devido ao abuso sexual, à renegação da família, ajudá-las no