Anjos do Sol
Nome do Aluno: e-mail:
Disciplina: DIREITOS HUMANOS Turma: N 07
Professora:
No último sábado, 22 de fevereiro de 2014, os alunos do 8º período do curso de direito compareceram à Universidade Tiradentes, campus farolândia, para assistir ao filme “Anjos do Sol”, a eles apresentado pela professora Waldimeiry Correa da Silva, como complemento às atividades referentes à disciplina de Direitos Humanos. Anjos do Sol é um longa metragem brasileiro, dirigido por Rudi Lagemann, no ano de 2006, que foi lançado no dia 18 de agosto do mesmo ano. Tendo como personagens centrais Maria (Fernanda Carvalho), Saraiva (Antonio Calloni), Lourenço (Otávio Augusto). O filme tem uma conexão direta com as aulas de Direitos Humanos, pios traz à tona a temática do trafico de pessoas, que fere o princípio da dignidade da pessoa humana, assim como os direitos fundamentais do ser humano e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que são constantemente infringidos durante o filme.
Cenas de tais infrações podem ser observadas, por exemplo, quando um tratamento de saúde adequado foi negado a uma garota que adquiriu doença sexualmente transmissível, ou quando a personagem Inês relutou em seguir as ordens que foram impostas por Saraiva. Durante todo o filme a liberdade das meninas foi tirada, tanto que se fugissem seriam castigadas ou até mortas.
Um dos momentos que chama atenção durante o filme é a atitude de um pai, que vende sua própria filha, obrigando-a a partir para um lugar desconhecido, na companhia de uma pessoa completamente estranha. Outro fato que merece destaque é o aprisionamento ao qual as meninas são submetidas, as péssimas condições em que as mesmas ficam alojadas, e os castigos a elas aplicados quando tentam fugir, ou desobedecem as ordens que lhe são impostas. Estes, entre outros foram os pontos fortes dos debates realizados após a apresentação do filme.
No meu ponto de vista, o filme apresentado superou as