Hiperonímia
As palavras de sentido mais geral, relativamente a outras de sentido mais restrito, chamam-se hiperónimos.
Hiponímia = demarcando o oposto do conceito da palavra anterior, podemos afirmar que ela representa cada parte, cada item de um todo, no caso: maçã, banana, abacaxi, melão. Sim, essas são palavras hipônimas.
As palavras que possuem um sentido mais restrito, relativamente a outra de sentido mais geral, chamam-se hipónimos. E frutas? “Frutas” representam, portanto, uma palavra hiperonímia de todas as que a ela se relacionam!!!
Classificação da Conjunção
De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.
Oração coordenada é a que se coloca do lado de outra, sem desempenhar função sintática; são sintaticamente independentes.
São ligadas por conectivos ou justapostas, ou seja, separadas por vírgula.
Veja: A atriz falou aos jornalistas e despediu-se em seguida. 1ª oração 2ª oração
Observe que a 2ª oração não está encaixada na 1ª, não funciona como termo da oração anterior, não se relaciona sintaticamente com nenhuma palavra da 1ª oração.
As orações coordenadas são classificadas em: sindéticas e assindéticas.
- Sindéticas: são orações coordenadas introduzidas por conjunção.
Exemplo: Deve ter chovido à noite, pois o chão está molhado.
- Assindéticas: são as orações coordenadas que não são introduzidas por conjunção.
Exemplo: Tudo passa tudo corre: é a lei.