Atividade Estruturada 1 Teorias Do Discurso
CURSO: LETRAS 4º PERÍODO
DISCIPLINA: CEL0158 TEORIAS DO DISCURSO
PROFESSORA: ROSA LÚCIA PEREIRA VIRGILIO NEVES
ALUNA: SIMONE RODRIGUES DE QUEIROZ
MATRÍCULA: 201308086946
Atividade Estruturada 1 apresentada à disciplina CEL0158 Teorias do Discurso, do Curso de Letras, da Universidade Estácio de Sá, ministrada pela doutora Rosa Lúcia Pereira Virgílio Neves.
Campus Nova Iguaçu.
2015
Semântica Lexical
As palavras são definidas umas em relação às outras. Por isso na própria construção lexical, elas estabelecem diversos tipos de relações entre si. São elas:
A Sinonímia.
Dois termos são chamados sinônimos, quando apresentam a possibilidade de se substituir um ao outro em determinado contexto.
Exemplos:
Casa – lar – moradia - residência
Longe - distante
Delicioso – saboroso
Carro- automóvel. No discurso, o enunciador pode tornar sinônimas palavras ou expressões que em outro contexto não o são. Por exemplo, o discurso político e econômico cria sinônimos, para substituir palavras ou expressões que tem uma carga negativa. Diz-se, então, “compressão das despesas de custeio” no lugar de “arrocho salarial do funcionalismo”. Por outo lado, o discurso pode desfazer sinonímias. O uso de palavras sinônimas pode ser de grande utilidade nos processos de retomada de elementos que inter-relacionam as partes dos textos.
A Antonímia. Na antonímia dá-se o contrário da sinonímia. Nela significados contrários são realizados por meio de léxico. Bonito x feio, alto x baixo, pequeno x grande, são palavras antônimas. Assim como não existe semelhança total de sentido entre sinônimos, não há oposição absoluta entre antônimos. Palavras diferentes podem ter um mesmo antônimo, desde que tenham ao menos um sentido em comum: “fresco” e “jovem” tem o antônimo “velho”, porque “fresco” significa, quando se refere a alimentos, “que acabou de ser preparado, novo”. Por isso usam-se as expressões pão fresco e pão velho. Uma só e