trabalho de ciencias
A adolescência é o período fundamental da maturação psicológica, durante o qual acontece a passagem da mentalidade infantil para a mentalidade adulta e se molda a personalidade. A origem da adolescência centra-se na maturação do sistema nervoso e, sobretudo, nas alterações físicas próprias da puberdade, alterações essas que obrigam o adolescente a reencontrar a sua identidade física e psicológica, bem como a avaliar o seu papel nas relações interpessoais e na sociedade, de forma geral. Mas, felizmente, estas mesmas alterações oferecem ao adolescente uma capacidade maior para refletir, para compreender a sua situação e, definitivamente, para conseguir, pouco a pouco, um maior grau de satisfação, autonomia e intimidade.
A adolescência é, pois, um período marcado por uma grande instabilidade emocional e pela presença de conflitos pessoais. Apesar disso, é um período necessário, como se de um treino se tratasse, pois permite ao indivíduo gerar laços afetivos e sociais mais estáveis, o que irá facilitar a sua posterior adaptação e integração como adulto na sociedade.
É evidente que a família e o envolvimento social desempenham um papel muito importante na adolescência e, neste sentido, convém sublinhar que as atividades demasiadamente opressoras, a falta de comunicação ou a indiferença podem ter repercussões negativas na maturação psicológica que deve ocorrer nesta época de intensas
Puberdade: mudanças de corpo - Sexualidade do adolescente
A puberdade são mudanças físicas profundas
A puberdade são mudanças físicas profundas, que vêm acompanhadas de alterações de humor, instabilidade emocional e muitos questionamentos e conflitos. (GTPOS,1994).
Além disso, a Puberdade é um fenômeno biológico e comportamental. É um período de transição da infância para a adolescência. Ou seja, mudanças comportamentais, morfológicas e fisiológicas, que se refletem no modo de pensar, sentir e se comportar, irão acontecer.
É a fase do aparecimento das características