Animaçao no Ponto de Venda
Introdução
Este trabalho foi executado no âmbito da disciplina de Comunicar no Ponto de Venda, com o objectivo de adquirir conhecimentos sobre o módulo 4 “A animação no Ponto de venda” e para avaliação do mesmo.
O local de venda está relacionado com a rentabilidade dos produtos expostos nesse mesmo local, devido a isto o estudo da animação no ponto de venda torna-se importante. É através da animação do ponto de venda que a loja pode atrair novos clientes, ou até fidelizar os seus.
O consumidor está sujeito a diversos estímulos durante o seu percurso no interior do espaço comercial, é através da animação realizada que este decide o produto e/ou serviço que ele deve adquirir.
I. Animação no Ponto de Venda
Por animação no ponto de venda entende-se todo o trabalho aplicado de forma continua para incentivar a presença de consumidores e a rentabilidade do espaço.
A animação no ponto de venda procura responder a estes objectivos utilizando:
Meios Físicos: Incluem ilhotas ou topos de gôndolas, balcões de promoção, cestos expositores, entre outros.
Meios psicológicos: Incluem preços baixos, ofertas agrupadas ou apresentação repetida em vários pontos da loja.
Meios de estímulo: Incluem criação de ambientes temáticos ou personagens.
Meios humanos: Incluem stands de demonstração, equipas de animadores, entre outros.
A utilização de estes meios na animação no ponto de venda é muito relativa consoante o produto em questão, isto porque a necessidade de consumo dos produtos é superior ou inferior consoante a pessoa, ou a situação em que se encontra.
Por exemplo, os produtos de primeira necessidade têm uma visibilidade relativamente baixa, mas o seu valor de vendas é alto. Isto acontece devido a elevada procura pelos consumidores devido a satisfação das necessidades fisiológicas básicas que são, segundo a pirâmide de Maslow, as necessidades que serão satisfeitas primeiramente. No caso dos produtos de compra impulsiva,