Animais Peçonhentos , Primeiros Socorro
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
NUCLEO DE SAÚDE – NUSAU
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF
PRIMEIROS SOCORROS – ANIMAIS PEÇONHENTOS
PORTO VELHO
2013
ALEF RENAN RIBEIRO TORRES
ESTE TRABALHO SERÁ APRESENTADO COMO CONTEÚDO AVALIATIVO DA DISCIPLINA ESPECIAL: SOCORROS URGENCIA E HIGIENE REALIZADO PELO ACADÊMICO DO 5º PERÍODO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
PORTO VELHO
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Todas as pessoas estão sujeitas a se acidentarem ou sofrerem um mal súbito. As consequências, em qualquer uma destas situações são diretamente proporcionais à gravidade do ocorrido e à qualidade e presteza no pronto atendimento. Em virtude do desconhecimento de grande parte da nossa população dos conhecimentos técnicos, costumeiramente nada é realizado entre o momento da ocorrência, a deslocação para o hospital ou chegada da equipe de socorro. Em função disto, o objetivo deste trabalho foi apresentar e informar atitudes de primeiro socorros realizadas nos atendimentos de pessoas em acidentes com animais peçonhentos.
2. PRIMEIROS SOCORROS
Os primeiros socorros são atendimentos básicos e simples prestados à vítima no local do acidente, a fim de prevenir ou diminuir danos à saúde da mesma e ainda salvar sua vida, mantendo os sinais vitais e evitando agravamento do seu estado.
Animais Peçonhentos
Animais peçonhentos são aqueles que produzem substância tóxica e apresentam um aparelho especializado para inoculação desta substância que é o veneno; possuem glândulas que se comunicam com dentes ocos, ferrões ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente.
• Serpentes: jararaca, cascavel, surucucu e coral verdadeira;
• Insetos: aranhas (marrom, armadeira, viúva negra), escorpiões (preto, amarelo), abelhas, vespas, formigas, lagartas;
Cobras Peçonhentas