Animais invertebrados
Principais características
Os animais invertebrados, assim como os vertebrados, pertencem ao reino animália e, como citado acima, são aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Em geral, possuem corpos moles, mas alguns possuem exoesqueleto de calcário, como os artrópodes. Esse exoesqueleto tem como objetivo facilitar a locomoção, a sustentação e a proteção.
Em sua estrutura corpórea, os animais invertebrados possuem algumas características peculiares. Neles, existe a ausência de parede celular, formação multicelular, reprodução normalmente sexuada e tecidos como resultado da organização celular – onde a única exceção é a esponja. Seu habitat é diversificado, podendo ser encontrados em terra, como as formigas e as minhocas, no ar, como as moscas e pernilongos, na água, como o camarão e a lula, e até mesmo no corpo humano ou de outros animais, como a pulga e o piolho – chamados de parasitas.
Apesar de, no geral, podermos afirmar que podem se locomover sozinhos, existem exceções, como as esponjas. Estas se locomovem somente quando jovens e pequenas, ao contrário dos insetos, por exemplo, que se locomovem durante toda a vida. Sua alimentação é feita por meio da extração da energia necessária de outros seres, como os autótrofos – vegetais – e os heterótrofos – animais.
Porífero
Recebem esse nome por ter poros espalhados por todo o corpo. É constituído somente pelas variadas espécies de esponjas, tanto de água doce como salgada. São os animais mais primitivos vivos até hoje. Eles são organismo sesséis, ou seja, não se locomovem, ficam fixos em um local.
CARACTERÍSTICAS:
Derivado dos protistas flagelados
Cor da esponja é dada pela simbiose, uma espécie de mutualismo entre a esponja e as algas.
Esponjas são imóveis e se fixam sobre um substrato que pode ser uma pedra, uma concha e outros.
Diblásticos, acelomados e sem cavidade digestiva.
Sem tecidos e sem sistemas
Exemplos