Animais Invertebrados
Os animais invertebrados, pertencentes ao reino animália, correspondem aqueles que não possuem crânio, vértebras ou coluna dorsal. Em muitos casos, são animais que possuem corpos moles, entretanto há alguns, como os artrópodes, que são conhecidos por possuírem um exoesqueleto de calcário, associado às funções do esqueleto interno dos vertebrados, com o objetivo de sustentação, maior facilidade para locomoção bem como o de proteção.
Características dos Animais Invertebrados
Segundo a estrutura corpórea dos animais invertebrados, suas principais características são:
Ausência de parede celular
Formação multicelular
Reprodução geralmente sexuada
Tecidos como resultado de sua organização celular (exceto as esponjas)
Exemplos de Animais Invertebrados
O filo dos animais invertebrados é dividido em: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.
Poríferos
O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho. Algumas dessas células são organizadas de tal maneira que formam pequenos orifícios, denominados poros, em todo o corpo do animal. É por isso que esses seres recebem o nome de poríferos
A. Características Principais: Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, algumas espécies vivem em água doce. São animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc. São encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de até 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microorganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo. Suas cores variam entre cinza, vermelho, laranja e violeta, e suas formas são bem variadas, podendo medir desde poucos centímetros até dois metros de altura.
B.
Estrutura de um porífero C.Importância Ecológica/saúde/econômica: Algumas espécies