Animais invertebrados
Características principais
O grupo dos invertebrados inclui 97% de toda a espécie animal, exceto o dos vertebrados (peixes, répteis, anfíbios, pássaros e mamíferos).
Uma característica comum a todos os invertebrados é a ausência da espinha dorsal. Como exemplo, podemos citar as esponjas (que apesar de nem sempre se enquadrarem nesta categoria, continuam a fazer parte deste grupo).
Além da ausência de espinha dorsal, há ainda outras características comuns a estes seres, como:
• formação multicelular (grupos diferentes de células compõem este organismo)
• ausência de parede celular (pois são formados por célula animal)
• com exceção das esponjas, possuem tecidos como resultado de sua organização celular
• sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo)
De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas somente realizam esta tarefa quando elas ainda são bem jovens e pequenas. Já as lagostas e os insetos são capazes de se movimentar durante toda sua existência.
Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).
Os seres desse reino podem ser aquáticos ou terrestres. São muito diversificados quanto à forma, ao tamanho, aos hábitos alimentares, etc.
Eles foram agrupados em diversos filos. Os principais são: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.
Poríferos e celenterados: animais "primitivos"
Platelmintos, nematelmintos e anelídeos: vermes
Moluscos: animais de corpo mole e protegido por concha
Artrópodes: insetos e crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes
Equinodermos: