A Construção da Notícia no CBN Manhã
Eliza BONDEZAN1
Ana Flávia Sípoli CÓL³
UniCesumar – Centro Universitário Cesumar, Maringá, PR
RESUMO
PALAVRAS-CHAVE:
1. Introdução
Expressões como “É tendência!”, “Está na moda!” e “Será que combina?” são muito conhecidas e presentes no cotidiano da sociedade. Na verdade, está mais precisamente no vocabulário das mulheres, que tendem a gostar, pesquisar, acompanhar, entender e praticar vários rituais de moda e beleza. É normal escutar essas expressões em lojas, na mídia, nos salões de beleza ou em qualquer outro lugar. A moda é um fenômeno cultural, que diz respeito às crenças, estado de espírito, aspirações e costumes de uma sociedade.
O crescimento intenso da Internet permitiu que novas maneiras de divulgação de ideias fossem criadas e espalhadas pela rede. Um dos temas que aproveitou o embalo desse crescimento acelerado foi o jornalismo de moda. A partir daí, os programas televisivos, aproveitaram o surgimento das mídias sociais e digitais, para expandir e atrair novos telespectadores.
Apesar disso, quantidade nunca foi sinônimo de qualidade. Por isso, por meio deste artigo, pretendo descobrir como é realizada a cobertura de eventos de moda. A intenção é descobrir como o jornalismo trata a moda. A tentativa em buscar respostas será realizada no decorrer deste artigo, por meio da análise do programa GNT Fashion, do canal da televisão fechada GNT. O motivo desta escolha foi pelo fato de o programa estar em um canal de televisão fechada que é de destaque. Para a pesquisa, será realizado o recorte de um programa exibido no dia 18 de março deste ano. O dia do programa foi escolhido por ter sido exibido diretamente de um estúdio montado no São Paulo Fashion Week, evento de moda mais importante da América Latina e a quinta maior semana de moda do mundo, edição Primavera/Verão 2013/2014.
2. O Programa GNT Fashion
O GNT Fashion é um programa veiculado pelo canal de televisão fechada GNT de