Animador Sociocultural
A Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados." (UNESCO)
A Animação Sociocultural é um processo que visa a conscientização participante e criadora das populações. Tem uma metodologia própria que, em termos gerais, tem as seguintes linhas mestras:
- É um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se autodesenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e coletivos;
- É um despertar para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade;
- É a aquisição da competência necessária para que os grupos sejam agentes e não meros espectadores passivos.
A animação sociocultural é um conjunto de práticas desenvolvidas a partir do conhecimento de uma determinada realidade, que visa estimular os indivíduos, para a sua participação com vista a tornarem-se agentes do seu próprio desenvolvimento e das comunidades em que se inserem. Animação sociocultural é um instrumento decisivo para um desenvolvimento multidisciplinar integrado (social, econômico, cultural, educacional, etc.) dos indivíduos e dos grupos.
A Animação Sociocultural procura organizar as atividades educativas e culturais com a maior participação possível das pessoas e também é uma forma de intervenção sócio pedagógica. Um dos objetivos da Animação é estabelecer espaços de encontro e relações que permitam uma vida social.
A animação Sociocultural é dividida em 4 aspectos:
1. Cultura é um conjunto de hábitos, ideais, formas, saberes e manifestações de um determinado povo. Cada povo tem o seu passado cultural e tradições, que se materializa nas representações do património material.
2. Organização das pessoas a motivação e o