Familia
Introdução: Com este trabalho pretendemos esclarecer dúvidas existentes sobre a Animação Sociocultural abordando principalmente a vida profissional de um animador.
2ºDiapositivo: Nos anos 60, na França estas mudanças resultaram no desenvolvimento da noção da animação.
Podemos observar na sociedade actual as mudanças ocorridas após a 2º guerra mundial, pois a partir daí com as construções urbanas as pessoas perderam o seu tempo, já não comunicam entre si o aspecto urbanístico começa a cansar a sociedade.
Num mundo em que tudo é barulho e movimento, os indivíduos são mudos e solitários. Pode-se dizer que o indivíduo está encerrado numa tripla solidão e isolamento, a do trabalho, a do tempo despendido nas viagens diárias e a do tempo dedicado ao sono. Podemos resumir os problemas a que corresponde a Animação em cinco grandes questões:
➢ Aumento do tempo livre; ➢ Necessidade de educação permanente; ➢ Fosso cultural existente entre diferentes estratos sociais; ➢ Indústrias culturais e seu impacto na vida cultural; ➢ Situação de desenraizamento nas grandes cidades.
4ºDiapositivo: Animação Sociocultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados.
Animador Sociocultural é um profissional que intervém em situações de promoção de desenvolvimento e da qualidade de vida das populações. Desenvolve, projectos e programas de dinamização e de apoio a indivíduos, grupos, instituições e comunidades, no âmbito social, cultural e educativo.
5ºDiapositivo: (O grupo alvo é o seu meio envolvente. Planeia, organiza e promove/desenvolve actividades de carácter educativo, cultural, desportivo, social, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em as necessidades do grupo e dos indivíduos, com