anhanguera
Curso de Enfermagem
Coagulação Sanguínea
Trabalho de atividade prática
Supervisionada com objetivo de aprovação em disciplina
A coagulação do sangue é um processo que faz com que o sangue coagule e previne a perda excessiva de sangue, quando uma veia ou uma artéria é perfurada ou lesada.
A Coagulação do sangue é a maneira natural do corpo de impedir a perda de sangue através de um corte, perfuração ou outro trauma nos vasos sanguíneos. Todos os componentes necessários para a coagulação são encontrados no sangue. O processo de coagulação envolve uma série de proteínas e enzimas que interagem na superfície da membrana. É normalmente ativada pelo tecido danificado.
É um processo complexo que envolve 20-30 componentes, chamados fatores de coagulação do sangue, e uma série de reações químicas complexas. Quando um vaso sanguíneo é lesado, as plaquetas vão para na área lesada para iniciar o processo de coagulação. As plaquetas são fragmentos de células que contêm fatores de coagulação. Estes fatores de coagulação combinados com uma proteína chamada protrombina em uma reação que converte a protrombina em trombina. A trombina converte então fibrinogênia (uma proteína presente no plasma sanguíneo) em outra proteína chamada fibrina.
A fibrina forma uma malha sobre a abertura e prende os glóbulos vermelhos que tentam escapar para fora do corte. Assim forma-se o coágulo, que forma um selo protetor sobre o corte. As plaquetas também liberam mensageiros no sangue que exercem funções adicionais, incluindo: constrição dos vasos sanguíneos danificados para reduzir o sangramento, atraindo mais plaquetas para o local da lesão para ampliar o coágulo, ativando outros fatores de coagulação, como fibrinogênio. A capacidade do sangue para formar um coágulo quando um vaso sanguíneo é lesado é crucial. Sem coagulação, um corte ou ferida vai continuar a sangrar e rapidamente levar a morte. Uma deficiência em qualquer um