Angola
Capítulo Um
As Definições
No Capítulo Um o autor James C. Hunter faz uma análise do que vem a ser Liderança. Ele nos faz ver como deve ser um verdadeiro líder, aquele que alcança seus objetivos influenciando pessoas e não intimidando, ou seja, um líder que veja seus subordinados como uma equipe e não como empregados subjugados pelo poder de um cargo ou posição.
Hunter nos mostra o quanto é equivocada a aproximação que se costuma fazer entre liderança e poder. Enquanto poder remete à força ou a “capacidade de coagir alguém a fazer sua vontade”, a verdadeira liderança, segundo ele, é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns”. E como se consegue formar um verdadeiro líder? Como exercer essa liderança sem perder a cabeça com a sensação que o poder pode nos dá?
Neste primeiro capitulo o autor usa a figura de Simeão, codinome de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou os negócios para se isolar num mosteiro onde vive recluso e onde dá palestras para empresários e/ou lideres que, por um motivo ou outro, se sentem insatisfeitos com o rumo de suas vidas.
Simeão começa a traçar junto com seus ouvintes os conceitos que os levarão a entender quais os verdadeiros atributos de um líder e quais as responsabilidades que tal posição acarreta. Uma das primeiras lições que Simeão lhes ensina é sobre a importância de ouvir. Ouvir com atenção, com interesse, lembrando que se está lidando com pessoas e mais, com as expectativas dessas pessoas. Simeão segue, mostrando que lidar/liderar pessoas é tarefa delicada e que requer habilidades especiais pois é preciso conquistar a confiança do grupo, confiança essa que deve ser baseada no diálogo priorizando a construção de relacionamentos em que