Angiospermas dicotiledôneas
O que são angiospermas?
As Angiospermas ou angiospérmicas (do grego: angeos - "bolsa" e sperma - "semente") são plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecidas por magnoliófitas ou antófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas, englobando cerca de 230 mil espécies.
Tipo de raíz:
Raízes pivotantes - Também chamadas raízes axiais, elas formam na planta uma raiz principal, geralmente maior que as demais e que penetra verticalmente no solo; da raiz principal partem raízes laterais, que também se ramificam.
Tipo de caule:
Vasos condutores de seiva dispostos ordenadamente na periferia do caule ao redor do cilindro central. Ex: tronco e haste.
Tipo de folha:
Folhas reticuladas - Costumam ocorrer nas angiospermas dicotiledôneas. As nervuras se ramificam, formando uma espécie de rede.
Cotilédones
O embrião da semente de angiosperma contém uma estrutura chamada cotilédone. O cotilédone é uma folha modificada, associada a nutrição das células embrionárias que poderão gerar uma nova planta.
Tipo de semente:
Sementes de dicotiledôneas. Nesse tipo de semente, como o feijão, existem dois cotilédones - o que justifica o nome do grupo, dicotiledôneas (do grego dís: 'dois'). O endosperma geralmente não se desenvolve nas sementes de dicotiledôneas; os dois cotilédones, então armazenam as substâncias necessárias para o desenvolvimento do embrião.
Tipo de fruto:
Subdivididos em 2 ou 5 carpelos.
Carpelos: Cada uma das peças florais, geralmente soldadas, cujo conjunto constitui o pistilo das flores.
Tipo de flor:
Tetrâmera ou pentâmera. ( 4 ou 5 pétalas e seus múltiplos.)
Tetrâmera
Pentâmera
Diferença das mono para as dicotiledôneas:
Presença de câmbio vascular bifacial: um tecido que produz xilema e floema secundário.
Xilema e Floema
Xilema ou lenho e o floema ou líber, são tecidos vasculares das plantas traqueófitas, ou seja, plantas portadoras de