Angeologia
Hb 1. 14
INTRODUÇÃO:
Os Anjos são seres espirituais criados especialmente com mais alta distinção entre todos os seres vivos criados por Deus. Eles exercem atividades importantes no mundo espiritual, mas não são independentes nessas atividades, pois as fazem dentro dos limites em que foram criados.
I – A CLASSIFICAÇÃO ANGELICAL.
A Bíblia revela que os Anjos são organizados e classificados obedecendo a uma hierarquia angelical. Os Anjos estão presentes em todo o universo, pois realizam funções específicas, e são altamente capacitados e livres para exercerem essas atividades.
a) Arcanjo.
É um termo cujo prefixo indica a mais elevada posição nessa hierarquia angelical. Prefixo “arc” significa principado. A Bíblia fala apenas de um arcanjo chamado “Miguel”, o qual além de sua posição superior aos demais anjos, tem uma missão protetora em relação ao povo de Israel (Dn 10.13, 21; 12.1) “e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.”
b) Anjo Gabriel.
Um Anjo de alta categoria, mas não chamado arcanjo nas escrituras, enviado para explicar a visão das setentas semanas a Daniel (Dn 9.21), enviado a Zacarias e Maria (Lc 1.19,26).
c) Querubins.
No hebraico o termo “querub” aparece com o sentido de “guardar, cobrir”. Os Querubins são uma classe especial de Anjos diretamente relacionados com o trono de Deus. A Bíblia declara que Deus habita entre os querubins. (1 Sm 4.4; 2 Rs 19.15; Sl 80.1; 99.1; Is 37.16) “E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo... O Senhor reina, tremam os povos; ele está entronizado sobre os querubins, estremeça a terra.”
d) Serafins.
Esse vocábulo deriva do hebraico “saraph” que significa “ardente, refulgente ou brilhante”. Segundo a Bíblia, eles estão envolvidos diretamente no serviço de adoração ao Deus Todo-Poderoso (Is 6.1-3) “Ao seu redor havia serafins; cada um tinha seis