Angelologia
Prof°: Sérgio Muniz
Aluna: Elaine Bezerra
Bacharel em Teologia – 1° ano
Trabalho de Angelologia
1 – O que é Angelologia? Angelologia procede de dois termos grego: angelos traduzido por ‘mensageiro” ou “enviado” e logia que quer dizer ‘discurso” ou ‘tratado”. Angelologia, portanto, é a doutrina que estuda a natureza o caráter e a missão dos anjos, conforme as Escrituras.
2 – Quem são os anjos? Diferentemente de Deus os anjos são seres criados. Criados por Deus para adorá-lo. São uma ordem distinta da criação, e foi-lhes dado uma posição celestial, ou esfera, acima da esfera do homem. “ Vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor do que os anjos , Jesus, coroado de glória e de honra,...” (Hb. 2.9) Anjos não são uma raça mais uma Hoste (exército); São filhos de Deus, nunca de outros anjos “ certo dia os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor...” (Jo.1.6).
Anjo significa “mensageiro”, e são sempre mencionados através do gênero masculino “ E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos e dos quatro animais e prostraram-se diante do trono e sobre seus rotos, e adoraram a Deus.” (Ap.7.11)
Essas passagens falam claramente da criação dos anjos: “ Louve-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais. Louvem todos eles o nome do Senhor, pois ordenou, e eles foram criados. ( Sl. 148.2,5)
“ Pois nele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.” (Cl. 1.16) 3 – Quando foram criados e em que estado? A ocasião em que foram criados não pode ser fixada definitivamente. Provavelmente tenha sido junto com a criação dos céus, “ No princípio Deus criou os céus e a terra”. (Gn. 1.1) Antes que Deus tivesse criado a terra; de acordo com a declaração que encontramos no livro de Jó. 38.4- 7