PROFISSÕES E ANÚNCIOS EM 1958
No meio de conversas amenas, nas varandas da praia de Caraúbas, surgiu uma questão / charada que consistia em identificar 5 profissões que foram extintas ou que praticamente inexistem no mundo atual de grandes avanços tecnológicos e de constantes mutações sociais.
Um divertido exercício da história dos costumes sociais levou a respostas variadas, algumas trazendo certa dose de ironia ou de saudade. Essa brincadeira serviu de mote para uma tarefa de curiosidade histórica que consistia em ler, em um jornal relativamente antigo, páginas de anúncios de ofertas de empregos e, com isso, observar as profissões mais divulgadas naquele instante. Esse método corresponde, evidentemente, a uma pesquisa simples e incompleta, mas que pode, pelo menos, alimentar novamente o bate-papo na companhia de amigos e da brisa suave de Caraúbas.
Escolhi, sem nenhum critério metodológico, uma edição do Jornal do Brasil do início de 1958, mais precisamente do sábado de 1 de fevereiro.
A manchete, daquele dia, dizia, com a insígnia de urgente, o seguinte: “OS ESTADOS UNIDOS LANÇARAM O SEU PRIMEIRO SATÉLITE” e a matéria iniciava assim: “Urgente – Os EUA dispararam um foguete Júpiter C com um satélite no interior...”
Ainda na primeira página, como destaque da política nacional, podíamos ler esse interessante texto: “Dez por cento dos membros do Congresso Nacional compareceram, ontem, a instalação da sessão extraordinária convocada pela Câmara para discutir assuntos de grande importância e urgência...”. Neste aspecto, parece que estamos lendo um jornal nos nossos dias...
Ainda na política, mas nas páginas internas, apareciam alguns comentários e análises sobre o segundo ano do governo de Juscelino Kubitschek.
Uma nota sobre cinema informava que os filmes de mais êxitos de bilheteria em 1957, nos Estados Unidos, tinham sido “A Volta ao Mundo em Oitenta Dias” e “Os Dez Mandamentos”.
Ainda na parte cultural e motivada pela proximidade do carnaval, a manchete