Angelologia
MANCINTYRE, Archibald Joseph. Os Anjos, uma Realidade Admirável.Revista Continente Editorial Ltda: Rio de Janeiro, 1983.
MARTINS TERRA, João Evangelista. A Angelologia de Karl Rahner à Luz dos seus princípios hermenêuticos. Editora Santuário: Aparecida – SP, 1996.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. Tomo III. Tratado sobre os Anjos. Biblioteca de Autores Cristianos: Madrid, 1959.
TOMÁS DE AQUINO. Compêndio de Teologia. Trad. E notas de D. Odilão Moura OSB. Editora Presença: Rio de Janeiro, 1977.
Anjos, Diabo, demônios: o que a fé da Igreja ensina sobre eles?
Vivemos num mundo bastante contraditório, cheio de paradoxos: de um lado, a tecnologia tão espetacularmente desenvolvida, lavando boa parte da humanidade à miopia do materialismo e ao ateísmo. Há tantos e tantos, coitados, que pensam que a ciência é tudo e que nada mais existe fora da matéria e deste mundo físico: vale e é real somente aquilo que é palpável, mensurável, compreensível! Mas (êta mundo doido!), de outro lado, constatamos o renascimento de um certo misticismo, de um gosto pelo religioso, o misterioso e sobrenatural, só que de um modo mítico, mágico, ingênuo. Isso mesmo: uma religiosidade muito parecida com aquela das religiões pré-cristãs, cheia de anjos, demônios, duendes, espíritos e toda esta parafernália mítica e mágica! E, infelizmente, tanto um erro (o materialismo e o ateísmo) quanto o outro (a religiosidade mágica e simplória, quase pagã) tentam os cristãos. Temos hoje discípulos de Cristo extremamente racionalistas e outros, extremamente crédulos, com uma visão ingênua e tola de Deus e de tudo aquilo que diz respeito à fé. É neste contexto que decidi, por sugestão de um padre amigo, dedicar alguns artigos àquilo que a fé católica, à luz da Palavra de Deus e da Tradição, afirma sobre os anjos e os demônios. Não é um tema fácil de ser abordado. Vamos seguir o Catecismo e o Magistério eclesial e aprofundá-los