Angela Nobre Metodologia Cientifica
Justificativa
A razão da escolha do tema prende-se com o facto da necessidade de estudar os mecanismos usados na avaliação do desempenho dos funcionários dos Tribunais e a sua relação com a qualidade de prestação de serviços, aqueles órgãos públicos judiciais. A avaliação do desempenho é um instrumento estratégico para melhorar cada vez mais a justiça, por outro lado, assume um papel de grande relevância na administração pública moçambicana prestando serviços de qualidade ao cidadão.
Nem sempre a justiça trabalha com a agilidade que a sociedade deseja e com isso muitas vezes a actuação do Poder Judiciário acaba não tendo muita efectividade dai a necessidade de fazer uma reflexão sobre a avaliação do desempenho dos funcionários e a sua relação com a qualidade de serviços prestados.
A Constituição da República de Moçambique (CRM) 2004, é o instrumento fundamental para garantir e contribuir para a busca da efectividade dos direitos consagrados no Estado de Direito Democrático.
Existem actualmente muitas literaturas sobre avaliação do desempenho, mas mesmo com grande acervo sobre o assunto, muitas instituições possuem dificuldades na aplicação ou até mesmo no uso diário.
O presente trabalho pretende analisar as ferramentas que as organizações podem utilizar para a avaliação do desempenho profissional, contribuindo no aprofundamento da reflexão teórica sobre a temática.
A avaliação do desempenho apesar de ser uma prática muito antiga, mas em constante aprimoramento e evolução, traz benefícios imensuráveis quando aplicados de forma correcta, trazendo resultados positivos.
Portanto, com a reflexão proposta no presente trabalho, espera-se que estimule a tomada de decisões que contribuam para a melhoria da efectividade no uso dos mecanismos de avaliação do desempeno dos funcionários dos Tribunais em Moçambique, que por seu turno resulte na melhoria da qualidade dos