Anfíbios
Biologia- 2° Ano
Anfíbios
Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. Esse nome foi dado em razão da maioria de seus representantes possuírem a fase larval aquática e de respiração branquial (lembre-se dos girinos) e uma fase adulta, de respiração pulmonar e cutânea, que habita o meio terrestre úmido. São heterotermos, como os peixes.
Essa espécie foi a primeira a aparecer no planeta terra por volta de 300 milhões de anos. Hoje, habitando algumas ilhas da Indonésia, ainda existem espécimes raros e antigos que viveram na Idade do Carvão, período em que estes animais foram o grupo dominante.
Exemplo de Anfíbios:
Perereca;
Salamandra.
Características Gerais:
Podem viver dentro e fora da água. As formas aquáticas respiram através de brânquias, através da pele ou através de pulmões. As terrestres respiram geralmente tanto através dos pulmões quanto pela pele. Alimentamse de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados como anfíbios e pequenos mamíferos;
São pecilotérmicos ( não conseguem manter a temperatura de seu corpo constante).
Possuem a pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas que possuem permite-lhes que a utilizem na respiração, absorção de água e defesa.
Características Gerais:
Possuem dois pares de patas adaptadas para natação e saltos; Sistema excretor( par de rins e uma bexiga urinária);
Possuem sexos separados;
Fecundação externa ( na água);
Passam pela fase larval ( girino);
Possuem glândulas produtoras de veneno ( captura de presas, defesa de predadores).
Respiração.
Ela é feita em parte pelo pulmão, e em parte pela pele: respiração cutânea.
Na fase larval, a respiração é feita pelas brânquias.
Na circulação, o coração anfíbio possui apenas três cavidades, ao invés de quatro, como nos mamíferos.
O compartimento que falta seria o segundo ventrículo. Portanto, o sangue venoso se mistura com o sangue arterial neste único ventrículo.
A