Anfíbios Básico
1. Quais as características dos anfíbios?
Os anfíbios são animais que passam por duas etapas em sua vida. Uma delas é dentro da água, quando girino, e a outra é fora na terra, quando adultos. Na água eles respiram através de brânquias, e na terra por meio de pulmões.
2. Dar o nome das 3 ordens pertencentes à classe Amphibia e citar pelo as principais diferenças entre elas.
Os Anuros (sapos, pererecas e rãs): Cada um tem quatro pernas, não possuem cauda. A fauna brasileira é a mais rica em anfíbios anuros, contando com aproximadamente 600 espécies conhecidas.
Os Urodelos (salamandras e tritões): Tem a pele furta-cor (Cor cujo tom muda conforme a luz que recebe), quatro patas e cauda.
Os Ápodas (cecílias ou cobras cegas): possui o corpo vermiforme (formato alongado parecido com um verme), são cegos e não possuem patas. Possuem tentáculos entre os olhos e as narinas, órgãos sensoriais típicos desses animais. Por viverem quase sempre no ambiente subterrâneo, são raras as oportunidades de nos depararmos com as cecílias.
3. Popularmente, para se diferenciar entre anuros utilizam – se os nomes sapos, pererecas e rãs. Como podemos fazer para diferenciar entre estes 3 tipos de anuros? Use imagens.
Sapo- Pele rugosa com verrugas e possui glândula de veneno. Possuem pernas curtas e pulam em pequenas distâncias. Tamanho: de 2 a 25 centímetros
Rã - Pele lisa e úmida e sem glândula de veneno. Pulam alto e distante por terem as pernas mais compridas, as vezes com o dobro do tamanho do corpo. Tamanho: de 9,8 milímetros a 30 centímetros
Perereca- Uma característica das pererecas é ser dotadas de discos adesivos nas pontas dos dedos, o que lhes da à capacidade de subir na vegetação ou em paredes. Possuem pele lisa e úmida e locomovem-se rapidamente através de saltos. Tamanho: menos de 10 centímetros.
4. Como os anfíbios se protegem?
Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d’água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem