Uepg
Durante a evolução dos metazoários surgiram dois sistemas de integração para coordenar as funções dos vários órgãos especializados que apareceram nesses animais: os sistemas nervoso e endócrino. O sistema nervoso (SN), em associação com o sistema endócrino, não somente cria um conhecimento do meio ambiente, mas torna-o possível para que o corpo responda às mudanças ambientais com a necessária precisão.
Quanto mais distante é o grau de parentesco filogenético entre as espécies, maior será a diversidade em torno do plano de organização morfofuncional do sistema nervoso. Compare o sistema nervoso de duas espécies de vertebrados (um mamífero e um anfíbio). Note como os dois sistemas parecem ser muito diferentes. No entanto, ambos possuem um padrão básico e comum de organização, ou seja, possuem estruturas homólogas como o encéfalo, a medula e os nervos. Os mamíferos surgiram bem depois dos anfíbios, mas, ao longo da evolução dos vertebrados a medula tendeu a ser conservada e o encéfalo, por sua vez, sofreu consideráveis mudanças especialmente aumento de tamanho.
Quanto mais distante é o grau de parentesco filogenético entre as espécies, maior será a diversidade em torno do plano de organização morfofuncional do sistema nervoso. Compare o sistema nervoso de duas espécies de vertebrados (um mamífero e um anfíbio). Note como os dois sistemas parecem ser muito diferentes. No entanto, ambos possuem um padrão básico e comum de organização, ou seja, possuem estruturas homólogas como o encéfalo, a medula e os nervos. Os mamíferos surgiram bem depois dos anfíbios, mas, ao