Anfetamina
A anfetamina é uma droga estimulante do sistema nervoso central, que provoca o aumento das capacidades físicas e psíquicas.
Legal ou ilegal?
Atualmente, a anfetamina é proibida em vários países. No Brasil a substância é comercializada em forma de remédios para tratamento de obesidade e pessoas que sofrem de distúrbios neurológicos, sendo encontrada, portanto em medicamentos controlados que exigem receita médica do paciente. A maior parte dos usuários são mulheres que utilizam a droga para o emagrecimento.
Efeitos no organismo
A pessoa sobre efeito da anfetamina tem insônia, perda de apetite, fica eufórica e com fala acelerada. Além disso, apresenta sensação de poder, suor e cala frios. A pupila dilata-se, efeito midríase, sendo perigoso principalmente para os motoristas que á consomem, pois ficam com os olhos mais sensíveis aos faróis dos carros.
Como as anfetaminas são eliminadas do organismo?
O fígado é o responsável pela metabolização das anfetaminas. Ela é inativada e posteriormente eliminada pela urina.
Esportistas que já usaram anfetamina Mariana Ohata Clemilda Fernandes Daniel Lopes Kolo Touré
Existem no mercado vários produtos que podem ser enquadrados numa dessas três categorias. São eles: Benzidina e Bifetamina, anfetaminas puras; Dexedrine, um sulfato de dextroanfetamina, com estrutura molecular semelhante ao hormônio epinefrina (adrenalina), que é uma substância secretada no corpo humano pela glândula supra-renal nos momentos de susto; Dexamil, uma combinação de dextroanfetamina e amobarbital, um sedativo; Methedrine e Desoxyn, metanfetaminas puras; Desbutal e Obedrin, combinações de metanfetamina e pentobarbital, um barbitúrico; e Amphaplex, um coquetel de metanfetamina, anfetamina e dextroanfetamina. Dualid, Jack3d, Inibex, Hipofagin, Moderine (substância ativa - dietilpropiona). Lipomax, Desobesi (substância ativa - Femproporex). Preludin, uma droga que difere quimicamente das anfetaminas, é enquadrada