anestesia raquidiana
A raquianestesia consiste pelo bloqueio das raízes de nervos por meio de drogas anestésicas locais. O agente se funde com o liquido cefalo-raquidiano e produz a interrupção da transmissão nervosa, acabando com o tato, dor, temperatura e motora. A raquianestesia é indicada para operações do abdome para baixo. O anestesiologista tem o trabalho de avaliar a profundidade da anestesia através de uma série de sinais. Os principais são: reflexos palpebrais, ciliar e córneo; movimentação dos olhos; profundidade, ritmo e freqüência dos movimentos respiratórios; comportamento da pressão arterial e do pulso; e tono muscular.
O que é a raquianestesia? A raquianestesia, também chamada anestesia raquidiana, anestesia intratecal ou anestesia subaracnoide, é o nome dado para a anestesia decorrente da aplicação de um anestésico local no interior do espaço subaracnoideo, diretamente no líquor, levando ao bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de parte da medula espinhal, resultando em perda da atividade autonômica, sensitiva e motora na parte inferior do corpo. A pessoa que recebe a raquianestesia perde a sensibilidade do umbigo para baixo, podendo ser submetida a procedimentos cirúrgicos ou outros, sem sentir dores.
Para que serve?
Anestesia é fazer com que o organismo para de ter sensibilidade. Para parar de sentir dor ,a anestesia faz com que o organismo perca parcialmente ou total a sensibilidade. Para fazer com que não haja mais essa sensibilidade, as substancias que estão presentes na anestesia fazem com que as mensagens de dor, que são enviadas pelos neurônios, não cheguem ao cérebro, interceptando essas mensagens.
Quais são os preparos necessários para a raquianestesia?
Os preparos para a