ANEIS AROMATICOS QUIMICA
QUIMICA- NAIARA
3001
ANÉIS AROMÁTICOS
NOMES: DANRLEY BRITO DENNER JESUS
2015
Anéis Aromáticos
O anel aromático é caracterizado pela existência de seis átomos de carbono e seis átomos de hidrogênio ligados em uma disposição espacial de ligações simples e duplas que se alterna, o principal representante desta classe é o benzeno.
São necessárias três características para se caracterizar um anel aromático, sendo:
- Estrutura planar (hibridização sp2)
- Duplas ligações alternadas.
- Obedece a regra de Huckel: 4n + 2 elétrons PI, onde n deve ser sempre um número inteiro.
As cadeias carbônicas formadas por anéis aromáticos podem ser subdivididas em duas subclasses, sendo mononucleares e poli nucleares.
Cadeias carbônicas que possuem apenas um anel aromático são designadas por monucleares, já as cadeias carbônicas que possuem mais de um anel aromático são designadas polinucleares e ou subdividas em duas subclasses, sendo núcleos isolados e núcleos condensados.
Núcleos isolados se caracterizam por cadeia carbônica que contém anéis aromáticos separados distintamente. Enquanto que cadeias carbônicas condensadas ao anel aromático são chamadas de núcleos condensados.
O benzeno se apresenta em condições como um líquido incolor de aroma doce característico. Mas seu vapor não deve ser aspirado já que ele é altamente tóxico, seus vapores causam de imediato, tonturas e em grande quantidade até inconsciência. Em longo prazo, a inalação de benzeno é associada inclusive como causa de certos tipos de câncer, como leucemia. Outros compostos aromáticos são o naftaleno, antraceno, tolueno, fenol e etc. Todos eles possuem em sua estrutura anéis benzênicos.
Esse composto é o mais simples a apresentar o fenômeno da aromaticidade. Caracterizada