Andropausa
CONCEITO:
Andropausa é um termo que foi criado para fazer analogia a menopausa.
Na medida em que o homem envelhece, as taxas do hormônio sexual masculino, a testosterona, diminuem. Porem, mesmo com essa diminuição as taxas ainda permanece dentro dos valores de normalidade.
Quando esses valores caem além da normalidade, os sintomais começam ser percebidos pelos homens, que devem estar atentos.
COMO ACONTECE:
A diminuição dos valores da testosterona acontece de forma lenta, e começa a ser observada em homens a partir dos 30 anos.
EPIDEMIOLOGIA
De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia: * 20% dos homens entre 50 a 60 anos apresentam andropausa. * Mais de 80% acima de 80 anos também apresentam andropausa. * Taxa de diminuição de 1% ao ano aproximadamente.
SINTOMAS
Não apresenta características marcantes, porem são frequentes sintomas como: * Indisposição * Cansaço frequente * Perda de pelos * Queda de cabelo * Diminuição do desejo sexual * Dificuldade de ereção * Irritabilidade
Segundo especialistas, os homens também podem apresentar: * Perda de massa muscular * Anemia * Tendência ao acúmulo de gordura na região abdominal * Perda de massa óssea, com osteoporose.
DIAGNÓSTICO
O exame de sangue é realizado para verificar a dosagem de testosterona.
As dosagem normais desse hormônio podem variar de 300ng/dl e 1000ng/dl, as vezes 1200ng/dl.
Além disso, deve-se descartar possíveis causas que também levam ao declínio da testosterona, como:
- Dosagem de prolactina e gonadotrofina (hormônios que estimulam os testículos)
- Hormônios relacionados à função da tireoide.
- Tumores na hipófise
- Consumo de drogas
TRATAMENTO:
Baseia-se na reposição de testosterona, que só pode ser realizada após serem destacadas contra-indicações como: * Câncer de próstata * Câncer de mama masculina * Apneia do sono * Poliglobulia (excesso de