Android - o futuro
Porter propôs algo muito legal, sem dúvida, mas será que muitos gestores já não compreendiam o modelo das cinco forças muito antes de Porter escrevê-los? Será que ninguém seria capaz de pensar ou propor algo parecido?
Existem algumas críticas ao modelo e também ao próprio Michael Porter, mas não vou entrar nesse mérito, prefiro salientar o que realmente Michael Porter me ensinou.
Numa das últimas aulas antes do recesso de fim de ano, meu professor de Administração de Marketing levou a turma para ver uma vídeo-aula de Porter. Era sobre o modelo das cinco forças.
Quando o vídeo começou eu fiquei extremamente surpreendido! O vídeo é do início dos anos 90. Porter é um sujeito ativo, fala bem, gesticula bem, altera o tom da voz! Ele realmente chama a atenção! Além do mais usa um óculos capaz de colocar inveja em qualquer nerd que queira se fazer de esquisito. Mas Porter não é esquisito, ele é o sucesso! A cara do sucesso!
Naquele modelo de escolas americanas que vemos nos filmes, Porter seria o nerd que é popular. É como se ele fosse o melhor no futebol, vôlei, natação, judô e basquete. Namorasse com as quinze menininhas mais bonitas do colégio, tivesse uma banda de Rock, uma casa com piscina e para completar, tirasse as melhores notas dentre todos os alunos do colégio!
É apenas uma analogia; não sei se Porter era tão bom assim na época do colégio. O que eu sei é que ele deve ser um dos melhores no ramo dos negócios! Mas bom igual a ele, possivelmente existem vários, que parecem ser bom como ele, aí sim são raros!
O que Michael Porter me ensinou de verdade foi que ser bom, é bom, mas ser midiático é fundamental!
Acredito que o tal do "Marketing Pessoal" parece realmente ter grande