andreza
• Condução: ocorre no interior do meio. O calor passa de um ponto para outro sem movimentação desse meio. É o caso comum da transmissão através de sólidos.
• Convecção: o calor se transmite por partículas do meio que se movimentam de um local para outro. Ocorre com líquidos e gases. Convecção natural (ou convecção livre) é a que acontece sem ação de agentes externos. O movimento se dá pela diferença de temperatura entre partículas. Na convecção forçada o movimento é provocado predominantemente pela ação de agentes externos como ventiladores.
• Radiação: a transmissão ocorre sem contado físico entre os corpos, através de ondas eletromagnéticas de comprimentos de onda na faixa de 0,75 a 400 µm.
Em muitos casos práticos, a transmissão de calor acontece com a ação simultânea dos três modos citados.
Condução:
A condução é o modo pelo qual o calor é transferido através de um meio material, de uma molécula (ou átomo) para sua vizinha.
A principal característica da condução é a transferência de energia sem a simultânea transferência de matéria, ocorrendo, assim, predominantemente nos sólidos.
Exemplo: a condução do calor em uma barra metálica, neste caso a energia (calor) vai sendo transmitida átomo a átomo, a barra leva um certo tempo para ter sua temperatura uniforme novamente.
A rapidez com que o calor é conduzido de uma extremidade a outra da barra vai depender de fatores tais como: comprimento da barra, diferença de temperatura entre suas extremidades, espessura da mesma e do material do qual é feita. Existem materiais que são melhores condutores que outros, tendo uma maior condutibilidade térmica. De acordo com esta propriedade podemos classificá-los em condutores e isolantes.
Convecção:
A convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre