Andreza
O desenvolvimento tecnológico na área de saúde, mais especificamente no diagnóstico por imagem, teve como um dos pontos de partida a aplicação dos conhecimentos científicos de eletricidade. Estudos utilizando tubos de raios catódicos (como era chamado o feixe de elétrons) levaram à descoberta dos raios X. Posteriormente, a aplicação dos conhecimentos científicos da eletricidade, em conjunto com conhecimentos de magnetismo, da composição da matéria e da física quântica, possibilitou o desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e tratamento de doenças, durante o séc. XX.
CARGA ELÉTRICA = propriedade da matéria associada à relação entre o número de prótons e elétrons presentes na sua constituição. Os prótons apresentam carga elétrica de 1,6 x 10 elevado a 19 C e os elétrons apresentam carga elétrica de mesmo valor, mas de sinal negativo.
CAMPO ELÉTRICO = conceito físico associado à presença de uma carga elétrica em ponto do espaço, que provoca o surgimento de uma força elétrica em uma segunda carga elétrica posicionada na região onde esse campo está presente. Podemos interpretá-lo como a região de influência de uma carga elétrica. Qualquer outra carga colocada nessa região de influência sofre a ação de uma força elétrica. A unidade de medida do campo elétrico no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Newton por Coulomb (N/C).
FORÇA ELÉTRICA = ação de um campo elétrico sobre uma carga elétrica colocada na presença desse campo. A força elétrica pode ser de atração ou de repulsão entre a carga Q que gerou o campo elétrico e que a carga q colocada no interior do campo. A força elétrica de atração surge se Q e q possuem sinais opostos. Já a força elétrica de repulsão ocorre quando Q e q possuem o mesmo sinal. A unidade de medida de força no Sistema Internacional de Unidades é o Newton (N).
ENERGIA = medida de capacidade de realizar trabalho. A energia é uma grandeza física escalar (não possui direção e sentido) e sua unidade de