Andre De Gouveia
André de Gouveia nasceu em 1497, em Beja, e morreu em junho de 1548. Foi um humanista e também um pedagogo português do Renascimento. Era irmão do não menos famoso António de Gouveia.
Em 1529, entrou no Colégio de Santa Bárbara em Paris, que era dirigido pelo seu tio Diogo de Gouveia, tendo sido um dos primeiros portugueses a estudarem neste colégio. Depois de ter frequentado seis anos de maitrisedèsarts, fez o doutoramento em Teologia e também começou a lecionar no colégio.
De 1529 a 1534, foi-lhe confiada a direção do Colégio de Santa Bárbara, por causa das múltiplas viagens que o seu tio fazia. Foi posteriormente nomeado reitor da prestigiada Universidade de Paris a Sorbonne, em
1533. Um ano após a sua nomeação para o cargo de reitor abandonou o Colégio de Santa Bárbara e assumiu o principal ato do Colégio de Guyenne. Em 1537, foi eleito "doutor regente de toda a Universidade para ler sempre publicamente a Sagrada Escritura em nome da dita Universidade". A sua estadia no Colégio de Guyenne prolongou-se até 1547.
Regressou a Portugal a convite de D. João III, acompanhado de um grupo de mestres estrangeiros, para dirigir o Real Colégio das Artes e Humanidades em Coimbra. No entanto, permaneceria pouco tempo no cargo de reitor do colégio porque faleceu um ano depois.
Manteve vários contactos com intelectuais e com os negócios portugueses quando estava em França. Foi suspeito de Luteranismo (ramo do Cristianismo fundado por Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da Igreja
Católica na Alemanha, a partir de 1517, sendo a sua orientação teológica a base doutrinária de todas as igrejas luteranas espalhadas pelo mundo).
Escreveu várias obras de pedagogia e de teologia como: ScholaAquitanica (Regulamento do Colégio
Guyenne, impresso em 1583) e De QuinqueUniversalibus (uma pequena súmula de versos latinos).
Fig.1- obra de André de Gouveia:
ScholaAquitanica