ANDRADE
1 Considerando a Gestalt-terapia, escreva sobre suas 3 teorias de base:
a Psicologia da Gestalt: Trata-se de um dos mais importantes sistemas psicológicos da atualidade, organizado como uma escola em torno de um princípio: a ideia de Gestalt que significa configuração, todo, totalidade ou forma. A Psicologia da Gestalt tende a definir a Psicologia como o estudo da experiência imediata do organismo total.
Esse movimento articula-se em torno de algumas ideias básicas, e a mais importante delas é que “o todo é diferente da soma de suas partes”, ou seja, que a qualidade do todo não é apenas mais um elemento, e que as qualidades do todo determinam as características das partes. A relação entre todo-parte é fundamental para a compreensão da Psicologia da Gestalt. Quando alguém se depara com alguma coisa, sua percepção ocorre como um todo, e somente depois ele decompõe o todo em partes, pois a percepção do todo é anterior às partes.
Toda Gestalt existe em uma relação de figura que se destaca sobre um fundo mais geral. A figura forma-se mais claramente do que o fundo, isto é, possui uma estrutura mais perfeita e é mais resistente à mudança. Um dos principais objetivos da escola gestaltista é a elaboração de leis e princípios sobre a organização da percepção.
Na prática clínica da Gestalt-terapia, assim como na Psicologia da Gestalt, observa-se que o cliente primeiro percebe a realidade como um todo, como uma totalidade.
b Teoria Organísmica Holística: A Teoria Organísmica tenta superar a divisão do homem em corpo e mente, e sugere que se entenda o indivíduo como um todo unificado. A totalidade constitui o poder de regular e coordenar a estrutura e o funcionamento das partes. De acordo com Ribeiro (1999) “a teoria holística vê a pessoa como um sistema uno, integral,