ANDERSON Artigo
ANDERSON DE FREITAS DUMMER *
RESUMO Neste artigo procura-se refletir sobre a limpeza e educação ambiental. Assim, como serão analisados os princípios predominantemente colocados à reflexão, os quais pretendem ajudar na conscientização de pessoas que degradam o meio ambiente. Destaca-se o modelo de desenvolvimento econômico, cuja perspectiva tem especial significado nas relações entre o homem e a natureza. Falar sobre a limpeza e educação ambiental, quando o modelo de viver das pessoas e das relações profissionais se tornou uma preocupação crescente, leva a se questionar os cuidados ambientais. Estes cuidados desenvolvidos com base no respeito pela vida natural, animal e humana, devem constituir-se na garantia da defesa da natureza e de futuras gerações humanas. Só nesta perspectiva, faz sentido evocar a limpeza e educação ambiental.
Palavras-chave:limpeza e educação ambiental/Modelo econômico/ Sustentabilidade.
INTRODUÇÃO
A ênfase que se dá a limpeza e educação ambiental é tema central desta reflexão que surgiu devido ao modelo de desenvolvimento econômico do ser humano, cuja perspectiva assume especial significado no desempenho de papéis financeiros e degradáveis. Assim, a relação e o compromisso existentes exigem uma resposta que incluam mudanças baseadas nas características de cada sociedade, na forma como organizam-se e suas relações com a natureza, no que diz respeito ao consumo dos recursos que ela oferece.
A franca evolução das sociedades e a procura constante do equilíbrio entre o homem e natureza têm demonstrado, de uma forma clara, que limpeza e educação ambiental constitui-se num pilar fundamental. Ela assume, cada vez mais, a centralidade das decisões, uma vez que os resíduos dos processos de produção incluem bens que não são de uso prolongado no tempo, retornando ao planeta na forma de contaminação adicional e distúrbios ambientais. Pode-se citar, por exemplo, o saco plástico de supermercado, objetos