Andar de bicicleta
NUma cidade em pleno desenvolvimento é perceptível que seus habitantes estejam sempre preocupados com o bem estar e a preservação do meio Ambiente. Uma maneira de suprir essas duas necessidades tanto do ser humano como do planeta é adotar o antigo habito de andar de bicicleta. Provavelmente quando se fala em bicicleta o que vem a cabeça é o tempo de infância, no entanto, este exercício é tão completo que jamais deveria deixar de ser praticado, seja para passear, exercita ou se locomover, além disso, pode ser uma forma de prevenir problemas de saúde e manter a qualidade de vida.
Para o especialista em Educação Física o professor Edivaldo Matos, “pedalar deixa o coração mais forte e contribui para diminuir as taxas de triglicerídeos e colesterol no sangue, fortalecendo a musculatura e ligamentos do corpo, melhorando a circulação sanguínea e aumentando a resistência pulmonar prevenindo assim problemas como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.” Esclarece Edivaldo Matos.
Com o ritmo acelerado das grandes cidades, muitas pessoas não têm tempo para fazer exercícios físicos. Mas ao adotar a bicicleta como transporte, esse problema pode ser amenizado. Pesquisas constataram que há mais ciclistas no interior e nas pequenas cidades por isso nestas o índice de estresse é bem menor do que nas cidades grandes. E economicamente você não tem gastos com gasolina, manutenção e entre outros que os carros exigem. O meio ambiente também sai ganhando, pois com isso o número de automóveis nas cidades diminui e a poluição nas ruas será bem menor. Se andar de bicicleta fosse adotado como meio de transporte certamente o trabalhador (as pessoas) renderia mais no serviço e se sentiria melhor, pois quando se exercita, o organismo trabalha mais eficazmente. Para praticar esta atividade saudável basta ter uma bicicleta e acordar mais cedo do que de costume. Quem adotar esse habito poderá respirar o ar da