Andaimes
MONTAGEM E DESMONTAGEM DE ANDAIMES
1- OBJETIVO
Estabelecer os procedimentos que devem ser obedecidos na liberação para montagem e desmontagem de andaimes com a finalidade de preservar a integridade física do pessoal envolvido.
2- APLICAÇÃO
Aplica-se aos acessos necessários à execução dos serviços de manutenção, reformas e pinturas de equipamentos na área industrial.
3- DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Ministério do Trabalho – Portaria 3214 de 1978 – NR-18 – Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.
N-2343 Critérios de Segurança para Andaimes
N-2162-A Permissão Para Trabalho
ABNT NBR 6494 - Segurança em Andaimes
ABNT NBR 7678 - Segurança na execução de Obras e Serviços de Construção
4- DEFINIÇÕES
4.1 - Tubo
Componente principal do andaime tubular convencional fabricado em aço galvanizado, com costura.
4.2 - Braçadeira
Componente de união no andaime tubular convencional fabricado de aço-mola forjado, temperado e revenido, composta de um corpo principal e dois parafusos curvos com porcas e arruelas, podendo ser: - FIXA : Prende dois tubos fazendo um ângulo reto entre si; - GIRATÓRIA : Prende dois tubos fazendo qualquer ângulo desejado.
4.3 - Pranchas
São peças de madeira de pinho, cambará, pau d’arco ou similares, cintadas nas extremidades espessura de 38 mm, largura de 300 mm e comprimento variáveis.
4.4 - Longarina
Tubo montado na horizontal na direção do comprimento do andaime, posicionada internamente em relação aos montantes fixada aos mesmos em um ângulo reto.
4.5 - Placa de Base
Peças utilizadas para ampliar a área de apoio do poste sobre o piso sem pavimentação ou altura maior ou igual a 6,0 m, geralmente de aço com 8 x 100 x 150 mm e peso aproximado de 1 kg por peça.
4.6 - Luva
Componente de união do andaime tubular convencional fabricado em aço mola forjado, temperado e revenido, utilizado para prender dois tubos em linha reta, ponta a