Anatomia
POLARIDADES DAS MOLÉCULAS
Priscila Nascimento
Taina Machado
Lucila Nunes
Gabrielly Grazziotti
VILA VELHA
2013
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1º Experimento:
Pegou-se uma bureta contendo as seguintes substâncias: na primeira água e no segundo o hexano. Energizou-se um bastão atritando-o no tecido rapidamente, logo em seguida abriu-se lentamente a bureta até escorrer um filete de água, e aproximou um bastão eletrizado. Repetiu-se o mesmo procedimento com a bureta contendo o hexano.
2º Experimento:
Em uma proveta adicionou-se 4ml de cloreto férrico, 4ml de etanol e 4 gotas de óleo.
3º Experimento:
Em 6 tubos de ensaio adicionou-se as seguintes substâncias:
Tubo 1 - 3ml água.
Tubo 2 - 3ml água + Iodo.
Tubo 3 - 3ml água + Permaganato de Potássio.
Tubo 4 - 3ml gasolina.
Tubo 5 - 3ml gasolina + Iodo.
Tubo 6 - 3ml gasolina + Permaganato de Potássio.
RESULTADO E DISCUSSÃO
1º Experimento:
Ao aproximar o bastão eletrizado do filete de água, verificou-se que o bastão energizado atraía as moléculas de água. Isso ocorre devido à polaridade das moléculas de água interagirem com a carga do bastão eletrizado.
Observou-se que o mesmo não aconteceu ao realizar o procedimento com o hexano, pois sua molécula é apolar, sendo assim, não existem polos para serem atraídos pelo bastão energizado.
2º Experimento:
Ao adicionar na proveta 4ml de cloreto férrico, 4ml de etanol e 4 gotas de óleo, observou a formação de 3 fases onde o óleo ficou entre as duas substâncias. A possível explicação para as 3 substâncias não reagirem entre si é a diferença entre suas polaridades, a molécula de etanol por ser uma molécula anfipática e cloreto férrico ser polar, a solubilidade entre eles é bem fraca, e o óleo por ter densidade entre as duas substâncias e não se solubilizar com elas, fica entre as duas substâncias.
3º Experimento:
Ao adicionar as seguintes substâncias nos tubos de ensaio, observou-se que:
- No Tubo 2: