Anatomia
O líquido sinovial é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor (Nas articulações imóveis, como as suturas cranianas, não existe o líquido sinovial). Fornece nutrientes para as cartilagens e atua como lubrificante das faces articulares móveis.
Ligamento é um feixe de tecido fibroso, formado por tecido conjuntivo denso modelado, e é mais ou menos comprido, largo e robusto, de forma aplanada ou arredondada, que une entre si duas cabeças ósseas de uma articulação(ligamento articular) ou mantém no seu local fisiológico habitual um órgão interno (ligamento suspensor). É constituído por fibras colágenas ordenadas em feixes compactos e paralelos, o que lhe constitui grande resistência mecânica. Pode ligar dois ou mais ossos. Está presente na cápsula articular. Os ligamentos variam dependendo do tipo da articulação.
Os ligamentos são muito ricos em receptores nervosos sensitivos, que avaliam a velocidade, o movimento e a posição das articulações, bem como eventuais estiramentos e dores. Eles são transmissores permanentes de informação para a medula e para o cérebro, que respondem aos estímulos com ordens motoras aos músculos.
Cápsula articular é um invólucro membranoso que encerra as superfícies articulares, possuindo duas camadas: a membrana fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A membrana externa é mais resistente e pode estar reforçada em alguns pontos por feixes também fibrosos que constituem os ligamentos capsulares para aumentar sua resistência. A membrana interna da cápsula é bastante vascularizada e inervada; este tecido produz o líquido sinovial, o qual é viscoso, nutritivo, lubrificante e deslizante. Contém ácido hialurônico, o que confere a viscosidade