anatomia
Volvo é a torção completa (rotação de 180 graus ou mais) de uma alça intestinal ao redor da sua fixação mesentérica, produzindo obstrução intestinal e infarto mesentérico. Os sintomas constituem de dores em cólica no abdome e distenção abdominal importante. O vólvulo é uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico imediato, pelo risco de morte.
O volvo é mais comum no cólon sigmóide (3 a 5% dos casos de obstrução do intestino grosso), especialmente, quando está cheio de fezes e o mesocólon é excepcionalmente longo. No volvo a parede do intestino fica cada vez mais congestionada, hemorrágica e,por fim, gangrenosa.
O volvo pode ocorrer em consequência de um tumor do intestino grosso ou uma aderência surgida na parede intestinal depois de uma inflamação ou de uma cirurgia.
O volvo do intestino delgado é raro. Os volvos gástricos, em geral, são associados à eventração do diafragma ou a uma grande hérnia para-esofágica, nestes casos o paciente pode apresentar-se com forte dor epigástrica e ânsia de vômito.
Intussuscepção ou Intuscepção (do latim intus , Dentro + sus-cipio, Captar , de sub + capio , Tomar) refere-se a entrada de um segmento de um órgão oco em outra parte do mesmo órgão e é um termo português do Brasil. Em Portugal diz-se invaginação .
Tal fenômeno ocorre, mais comumente, em órgãos tubulares com mobilidade ampla como o intestino delgado e cólon. A causa mais frequente de intussuscepção é a presença de massas e tumores na parede do intestino que são literalmente "puxadas" pelo peristaltismo, que são os movimentos normais do órgão que ordenham seu conteúdo em direção correta.Embora a intussuscepção possa ser evento transitório e de reversão espontânea, não é infrequênte que seja