figuras de linguagem
MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA MARQUEZETI
FIGURAS DE LINGUAGEM
Londrina - PR
2015
Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de COMUNICAÇÃO E DISCURSO do 1º semestre do curso de PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATUTINO da Faculdade Pitágoras de Londrina.
Prof. RENATA SANTOS
Londrina-PR
2015
Antítese: evidencia a oposição entre duas ou mais idéias.
Durante o Renascimento, nas artes plásticas era preponderante a lei da simetria, que evoluiu para a dinâmica do contraste do Barroco, com isso podemos dizer q a imagem da campanha é uma antítese.
Marca: Vitos.
Metonímia: Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Pelo fato dos sutiãs sustentarem as mamas, e a campanha pedir para as mulheres ficarem de olho, usaram está imagem, que traduz bem o sentido da publicidade mesmo não envolvendo muitos textos.
Campanha de prevenção contra o câncer de mama.
Hipérbole: quando demonstramos exagero, com o intuito de realçar uma ideia.
Na imagem mostra a lebre e a tartaruga da fabula infantil, a imagem mostra a lebre entretida com a publicidade. Podemos dizer que, a marca quis dizer que o carro é mais veloz do que a lebre, e sabendo disso a lebre se interessou pelo produto.
Marca: Mitsubishi, anuncio de carro.
Eufemismo: a figura pode ser entendida como o uso de palavras ou expressões que são empregadas em lugar de outras que são consideradas desagradáveis ou excessivamente fortes.
Essa imagem descreve bem o eufemismo, pois mesmo com o aspecto negativo que seria ser picado (“morrer”) as cebolas estão se divertindo, ou seja, vendo o “lado bom”.
Publicidade de um restaurante (não conseguimos identificar de qual restaurante é a publicidade).
Paradoxo: é uma ideia lógica que transmite uma mensagem que contradiz a sua estrutura. O paradoxo expõe palavras que