Anatomia
A função básica é irrigar todo o corpo levando material nutritivo e oxigênio para as células e drenar produtos residuais do metabolismo das células para os órgãos que fazem a sua eliminação.
02 - Citar os elementos constituintes do sistema circulatório.
Sistema sanguíneo, sistema linfático e sistema hematopoético.
03 - Conceituar, do ponto de vista morfológico e funcional, o coração. É um órgão muscular oco que funciona como uma bomba contrátil-propulsora.
04 – Descrever, “in situ”, a posição do coração e suas relações com os órgãos vizinhos.
O coração fica instalado na caixa torácica atrás do esterno e acima do músculo diafragma sobre a qual repousa sobre parte, e no espaço compreendido entre os dois sacos pleurais (mediastino). Sua maior porção fica a esquerda do plano mediano e disposto obliquamente de forma que a base é medial e o ápice lateral. Seu maior eixo é longitudinal (da base ao ápice), oblíquo e forma um ângulo de aproximadamente 40º com o plano horizontal e com o plano mediano do corpo.
05 - Descrever a morfologia externa do coração
A constituição do coração é formada de tecido muscular estriado cardíaco (miocárdio) que fica protegido por uma membrana serosa denominada de epicárdio e posteriormente o pericárdio.
09 - Definir anatômica e funcionalmente o pericárdio e cavidade do pericárdio.
O pericárdio é um saco fibro-seroso que possui duas paredes sendo, o pericárdio fibroso e o pericárdio seroso que, envolve o coração separando-o dos outros órgãos do mediastino e inclusive, limitando a sua expansão na diástole ventricular. A cavidade do pericárdio é ocupada por uma camada líquida de espessura capilar facilitando o deslizamento de uma parede a outra durante as mudanças de volume do coração.
10 - Descrever a circulação do sangue no coração e nos vasos da base.
A circulação do sangue se faz por meio de 2 correntes sanguíneas que se partem ao mesmo tempo do