Anatomia
2. Anatomia Ciência que estuda a estrutura macroscópica e microscópica do corpo dos seres vivos.
3. ANATOME derivado do grego ANA – em partes TOME - cortes
4. ANATOMIA SISTÊMICA Sistema esquelético (Osteologia) Sistema Articular (Artrologia) Sistema Muscular (Miologia) Sistema Nervoso ( Neurologia) Sistema Tegumentar (Dermatologia) Sistema Circulatório (Angiologia) Sistema Disgestório ou Digestivo (Gastroenterologia) Sistema Respiratório (Pneumologia) Sistema Urinário (Urologia) Sistema Endócrino (Endocrinologia) Sistema Reprodutor
5. OBJETIVO DA DISCIPLINA Estudar a estrutura do corpo humano nos diferentes sistemas: esqueléticos e muscular
6. Conceito de Variação Anatômica e Normal 1. A simples observação de um grupamento humano evidencia de imediato diferenças morfológicas entre os elementos que compõem o grupo. 2. Estas diferenças morfológicas são denominadas variações anatômicas e podem apresentar-se externamente ou em qualquer dos sistemas do organismo, sem que isto traga prejuízo funcional para o indivíduo.
7. Conceito de Variação Anatômica e Normal ►Variações anatômicas externas: a) diferença de altura entre duas pessoas. b) uma pessoa obesa diante de uma magra. ►Variações anatômicas internas: a) forma do estômago entre dois indivíduos. b) as veias superficiais dos braços de um mesmo indivíduo.
8. Anomalia e Monstruosidade 1. Dissemos que na variação anatômica não há prejuízo da função. 2. Entretanto, podem ocorrer variações morfológicas que determinam perturbação funcional por exemplo, o indivíduo pode nascer com um dedo a menos na mão direita. 3. Quando o desvio do padrão anatômico perturba a função, diz-se que se trata de uma anomalia e não de uma variação.
9. Anomalia e Monstruosidade 4. Se a anomalia for tão acentuada de modo a deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, em geral, incompatível com a vida, denomina-se monstruosidade. 5. Por exemplo: a agenesia ( não formação) do encéfalo. 6. O