Anatomia
A constante evolução da tecnologia educacional faz emergir a necessidadede suscitar reflexões sobre a prática pedagógica, e este processo deve ser discutido entre educadores e profissionais da saúde. Neste contexto, o ensino da Anatomia Humana precisa ser repensado a fim de corresponder as expectativas deste novo e atual momento. Na tentativa de apresentaralternativas de solução, implantamosum projeto de extensãona universidade estadual de Londrina ensina anatomia Humana promovendo uma integração das relações entre corpo humano e meio ambiente. Os resultados obtidos foram positivos no sentido de aliar o conhecimento de uma ciência básica como a Anatomia ao conhecimento ambiental , num modelo de processo ensino-aprendizagemdiferenciado.
Introdução :
Com as frequentes vertentes transformadoras observadas na conjuntura mundial a universidade tem hoje o dever de proporcionar ao estudante uma formação ímpar para que ele possa almejar tornar-se um profissional livre da visão unilateral que absolutiza valores e crenças dos grupos sociais,com um perfil crítico e criativo frente as distintas situações do cotidiano , com bom domínio da tecnologia em vigência, de dinâmica em grupo e destreza na comunicação.
Está florescendouma oportunidadesingelar de analisaro processo ensino-aprendizagem da ciência Anatomia Humana . Tem-se oportunizado um programa de ensino reflexivo e crítico, voltado à realidade social de nosso país, especificamente à região norte do Paraná. visto que estudantes de vários cursos desta instituiçãoestão descobrindo uma nova forma de aprender Anatomia.
Atualmente, é inadmissível que a educação se baseie em princípios do senso comum, já que tem como objetivo formar consciências críticas, capazes de compreender, propor e agir em função de novas perspectivas de vida. Por este motivo, é preciso que tanto os educadores quanto a sociedade venham a filosofar e ultrapassar os limites do senso comum como o entendimento