Anatomia
SISTEMA NERVOSO
O Sistema Nervoso tem a capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente. O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condições.
O sistema nervoso é constituído de duas partes: Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC está protegido por um arcabouço ósseo: o encéfalo que é a porção mais superior está encerrado dentro do crânio e a medula, mais inferior, alongada e cilíndrica fica dentro da coluna vertebral. Os nervos cranianos e espinhais emergem dos forames ósseos.
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nervoso central também conhecido como encéfalo é subdividido em três estruturas anatômicas: o cérebro (telencéfalo e o diencéfalo), o cerebelo e o tronco encefálico. O tronco encefálico está situado entre a medula e o diencéfalo e é subdividido, no sentido rostro-caudal, em mesencéfalo, ponte e bulbo.
TRONCO ENCEFÁLICO
Trata-se de uma haste em que o cérebro e o cerebelo se apóiam; possui uma complexa rede de neurônios que em parte servem de estações de retransmissão do cérebro para o cerebelo e medula e vice-versa.
A substância branca do tronco encefálico inclui tratos que recebem e enviam informações motoras e sensitivas para o cérebro e também as provenientes dele. Dispersas na substância branca