Anatomia
Articulação capaz apenas de movimentação reduzida, e que não dispõe de cavidade articular nem de membrana sinovial. Existem dois tipos de articulações anfiartroses encontradas no corpo humano: sincondroses e sínfises.
2) O que são articulações do tipo diartrose? Cite 3 exemplos de articulações deste tipo no corpo humano.
Diartroses- As articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. A articulação pode ser dividida completamente ou incompletamente por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial. Exemplos: Articulação Monoaxial, Articulação Biaxial, Articulação Triaxial.
3) Explicar cada classificação das articulações sinoviais visualizadas abaixo e dar um exemplo de cada uma delas:
1. Uniaxial;
a. Gínglimo ou Articulação em Dobradiça: as superfícies articulares permitem movimento em um só plano. As articulações são mantidas por fortes ligamentos colaterais. Exemplos: Articulações interfalangeanas e articulação úmero-ulnar.
b. Trocóide ou Articulação em Pivô: Quando o movimento é exclusivamente de rotação. A articulação é formada por um processo em forma de pivô rodando dentro de um anel ou um anel sobre um pivô. Exemplos: Articulação rádio-ulnar proximal e atlanto-axial.
2. Biaxial;
a. Articulação Condilar:
Nesse tipo de articulação, uma superfície articular ovóide ou condilar é recebida em uma cavidade elíptica de modo a permitir os movimentos de flexão e extensão, adução e abdução e circundução, ou seja, todos os movimentos articulares, menos rotação axial. Exemplo: Articulação do pulso.
b. Articulação Selar:
Nestas articulações as faces ósseas são reciprocamente côncavo-convexas.